Links to Site
Subscribe to ECONOMIA by Email
Google
    Economia
Powered by Blogger
Eu sou Economista
Finance Blogs - Blog Top Sites Site adicionado ao Esquillo-Directorio
Webtuga TopSites
free web counter

Friday, June 15, 2007

Benfica: OPA ou especulação

Um dia fabuloso este para a bolsa de Lisboa, em que uma OPA improvável foi lançada sobre a SAD do Benfica. Bem na realidade foi apenas uma OPA sobre parte do capital, mais concretamente as acções tipo B, que não garantem o controlo de gestão da SAD.

Adicionalmente, tivemos uma parada de afirmações em todos os órgãos de comunicação social, que foram desde o comprador afirmar que quer ajudar mas não quer controlar e que faz isto porque alguém anda a prejudicar o Benfica. Enquanto do lado da administração da SAD se ouviam as habituais histórias de como esta OPA era o resultado do valor do Benfica ser reconhecido pelos investidores.

Comecemos por partes. Quem quer prejudicar o Benfica nas palavras do Sr. Berardo através da baixa do valor das acções? Julgava eu que para tal acontecer seria necessário um conluio mórbido entre os agentes de mercado. Julgo que é mais provável acreditarmos que as acções do Benfica caíram depois da sua entrada em bolsa devido à rentabilidade esperada do capital do Benfica ser menor que o seu valor nominal, o que levou os investidores a transaccionarem as acções a preços inferiores. A tese dos maus que andam a prejudicar o Benfica na bolsa não parece razoável e muito menos a razão para esta OPA.

Qual o interesse de uma OPA que não garante o controlo da gestão? Poderia ser garantir uma posição financeira para o futuro mas isso não parece ser completamente razoável pois essa posição podia ser prejudicada não se tendo nenhum controlo na administração. Será que Joe Berardo decidiu ajudar o Benfica apenas? Bem se for assim os seus outros interesses financeiros ficarão prejudicados, pois os agentes de mercado não gostam de investidores que sejam completamente irracionais em termos económicos.

Será Berardo completamente irracional? Bem de certeza que não pois tem ganho muito dinheiro nos mercados financeiros, de tal forma que aposto que não só os agentes de mercado já o conhecem suficientemente bem para preverem algumas das suas intenções mas também a experiência de mercado adquirida por este e a sua capacidade financeira devem-lhe ter proporcionado instrumentos suficientes para conseguir influenciar os mercados.

Quem fica prejudicado com todo este movimento de hoje? Provavelmente os pequenos investidores que compraram acima de 3,5 euros, o valor da OPA (alguns terão comprado pelo valor nominal de 5 euros), e aproveitaram o meio da sessão de bolsa para recuperar parte das suas perdas.

Quem beneficia com tudo isto? Aqueles que compraram a 3,5 euros para baixo e aproveitaram o movimento especulativo de final de sessão. Esses ganharam o dia à custa dos primeiros e garantiram uma rentabilidade inimaginável a transaccionar as acções do Benfica. Esses representam o movimento do gráfico durante o fecho da sessão.

Existem outras questões adicionais que os próximos dias vão ajudar a esclarecer. Em primeiro lugar o lançamento de uma OPA a uma sexta feira, dia que é habitualmente usado pelos agentes do mercado para fecharem as suas posições e tentarem recuperar algumas percas acumuladas durante a semana, sendo assim um dia com um volume superior de negócios e nada atraente para lançar uma OPA. Em segundo lugar lançar uma OPA no momento pretende criar um choque de muito curto prazo, enquanto racionalizamos o que está a acontecer temos de comprar e vender. É um momento difícil de lidar para os investidores, especialmente quando no dia a seguir o mercado está fechado. Em terceiro e último lugar fica a questão acerca do possível uso de informação privilegiada. Existem contratos válidos sobre a SAD do Benfica nos mercados de derivados a ser transaccionados (eu tentei encontrar algum mas não consegui)? Quem transaccionou acções do Benfica em baixa durante as últimas semanas?

Espero que estas questões sejam esclarecidas pela CMVM pois a credibilidade e viabilidade de uma bolsa de valores que deixa os especuladores ganharem à custa dos pequenos investidores quando ficam dúvidas acerca da transparência dos acontecimentos é muito pequena.

Por fim queria referir que este movimento tem dois efeitos para o capitalismo de mercado. Em primeiro lugar demonstra que nem mesmo os pequenos investidores podem investir por critérios sentimentais e emocionais. Cada vez que fizerem isso e no caso das SADs essa carga existe, vão perder. Isto é bom para o mercado. Em segundo lugar quanto maior for a opacidade desta situação mais especuladores se sentirão atraídos para este mercado. Acontecendo o contrário com os pequenos investidores. Isto não pode ser bom para nenhum mercado no médio/longo prazo...

Comments on "Benfica: OPA ou especulação"

 

post a comment