Links to Site
Subscribe to ECONOMIA by Email
Google
    Economia
Powered by Blogger
Eu sou Economista
Finance Blogs - Blog Top Sites Site adicionado ao Esquillo-Directorio
Webtuga TopSites
free web counter

Monday, August 06, 2007

Pandora's Box - Ep 1 - The Engineer's Plot

Continuamos a nossa apresentação dos documentários da autoria do realizador inglês Adam Curtis. Esta nova série de nome Caixa de Pandora apresenta neste primeiro episódio, A Conspiração dos Engenheiros, uma visão única do sistema soviético desde a sua criação, após a revolução de 1917, até ao seu colapso em 1991.

Em a Conspiração dos Engenheiros, Adam Curtis apresenta o papel fundamental que os engenheiros pré-revolução, também conhecidos como engenheiros burgueses, tiveram na construção do Estado moderno Soviético e a forma como eles e os seus sucessores moldaram a politica económica e social Soviética numa perspectiva mecânica, centralizada e planeada, como se fosse um sistema que pode ser descrito por leis rígidas e onde a produção é baseada nestes pressupostos.

Como em todos os episódios da série a Caixa de Pandora Adam Curtis tenta mostrar como as políticas que serviram para a construção de um novo paradigma social continham em si as raízes dos problemas que mais tarde iriam ser responsáveis pelo seu próprio colapso, neste caso especifico. Na Conspiração dos Engenheiros a resposta que Adam Curtis encontra é que o sistema idealizado pelos engenheiros apenas era sustentável no sistema de medo criado pelo regime brutal de Stalin e que a abertura que se seguiu à sua morte levou a que o sistema rígido idealizado por estes se revelasse obsoleto e inadequado para promover uma organização social duradoura.

Novamente deixo aqui a sugestão para aqueles que preferirem ver o vídeo no modo de full screen seguirem o link no youtube após clicarem duas vezes no vídeo.

Comments on "Pandora's Box - Ep 1 - The Engineer's Plot"

 

post a comment