Links to Site
Subscribe to ECONOMIA by Email
Google
    Economia
Powered by Blogger
Eu sou Economista
Finance Blogs - Blog Top Sites Site adicionado ao Esquillo-Directorio
Webtuga TopSites
free web counter

Wednesday, June 20, 2007

Simulador genérico em MATLAB para sistemas de ODE

Depois da apresentação dos programas para MATLAB, disponibilizados online por John Polking, para simulação e análise de problemas de valor inicial de sistemas dinâmicos de equações diferenciais ordinárias (ODE), deixo aqui um m-file genérico para simular o mesmo tipo de problemas.

A utilização de um m-file construído de raiz para a resolução deste tipo de problemas tem a vantagem de permitir uma completa parametrização e controlo do output para simulações mais complexas de problemas em tempo continuo. Além disso, é possível também obter a transição no tempo de outras variáveis compostas por combinações de variáveis e parâmetros, o que não é possível de fazer usando os programas disponibilizados por John Polking.

Não pretendo no entanto substituir com este script genérico para MATLAB nenhum dos programas referidos, apenas pretendo disponibilizar um script fácil de personalizar para utilizadores iniciados em MATLAB que pretendam desenvolver capacidades de simulação de sistemas dinâmicos em tempo continuo, através da utilização de simulações numéricas matemáticas. Aliás, como já tinha referido antes, julgo que a utilização de programas como o de John Polking em conjunto com scripts personalizados favorece a investigação e permite que a parametrização do script especifico seja mais rápida, pois permite observar alguns problemas que surgem antes de se começar a programar e experimentar. Isto não só permite reduzir o tempo empregue na construção de simuladores como também melhorar a qualidade das simulações.

Deixo aqui então o link para download do script genérico em MATLAB com instruções precisas para a parametrização. O ficheiro encontra-se já no formatom m-file para MATLAB.

Click to Download (m-file format): Generic ODE Initial Value Simulator
Click to Download (text format): Generic ODE Initial Value Simulator

Uma aplicação que usa o software de John Polking e o simulador genérico para MATLAB num modelo de crescimento endógeno com transições para análise numérica pode ser encontrado aqui:

Exemplo para simulação de problemas de valor inicial em sistemas dinâmicos

Comments on "Simulador genérico em MATLAB para sistemas de ODE"

 

Anonymous Anonymous said ... (12:03 PM) : 

It's a shame you don't have a donate button! I'd without a doubt donate to this superb blog! I suppose for now i'll settle for book-marking and adding your RSS
feed to my Google account. I look forward to new updates and will share this site
with my Facebook group. Talk soon!

Also visit my page ... Airplane Game

 

post a comment