Links to Site
Subscribe to ECONOMIA by Email
Google
    Economia
Powered by Blogger
Eu sou Economista
Finance Blogs - Blog Top Sites Site adicionado ao Esquillo-Directorio
Webtuga TopSites
free web counter

Saturday, June 23, 2007

Biografias de Economistas Famosos - Frank Ramsey (1903-1930)

Ao decidir criar esta nova secção no Economia achei correcto prestar uma homenagem a um filósofo e matemático muitas vezes esquecido ou desconhecido fora dos meios académicos da ciência económica, Frank Plumpton Ramsey.

Matemático de formação, Frank Ramsey dividiu as suas contribuições cientificas entre a lógica e filosofia, ética e política, biologia, teoria das probabilidades, economia e obviamente a matemática. Apesar de ter morrido em 1930 vitima da icterícia com apenas 27 anos, Ramsey desde cedo demonstrou a sua precocidade para abordar problemas complexos em várias ciências, interessando-se não só pelas questões filosóficas mas também pela aplicação de uma abordagem matemática às diversas questões cientificas. Incentivado por John Maynard Keynes, um dos seus mentores, a abordar a ciência económica (julga-se que desde os seus 16 anos), Ramsey desde logo demonstrou a sua genialidade discordando com o famoso economista inglês em questões fundamentais para a filosofia económica e contribuindo de forma decisiva para a economia moderna. Muitas destas contribuições só mais tarde, décadas em certos casos, foram assumidas como decisivas. A razão principal para isso deve-se certamente à sua morte precoce e à sua abordagem inovadora que só mais tarde foi compreendida e aceite na sua totalidade.

Entre os seus vários contributos para a economia existem três que podem ser considerados decisivos. Em primeiro lugar e talvez a mais ignorada, encontra-se a sua critica a Keynes em relação à teoria das probabilidades. Keynes assumia que na presença de informação perfeita as probabilidades deveriam no limite ser determinísticas. Ramsey discordou afirmando que as probabilidades seriam subjectivas e dependeriam das crenças individuais especificas. Esta proposta abriu o caminho para a conhecida teoria das escolhas subjectivas em conceito de incerteza, ou teoria do risco, e a teoria dos jogos, onde as suas ideias seriam mais tarde fundamentais para o trabalho de John von Neumann, Oskar Morgenstern e mais tarde John Nash. Ramsey no entanto sempre recusou estender as suas ideias acerca da probabilidade à física, alegando que nestes casos algo mais que a subjectividade teria de estar em causa.

Frank Ramsey também foi o pai da teoria do crescimento económico moderno com a sua teoria matemática da poupança ou também conhecida como a teoria do crescimento óptimo. As ideias de Ramsey são ainda a base de toda a teoria neo-clássica do crescimento económico, sendo o seu trabalho em certa medida mais completo que aquele que valeu o prémio Nobel da economia a Robert Sollow (isto é uma opinião pessoal e de qualquer forma o trabalho de Sollow não deixa de ser um dos contributos mais decisivos na teoria do crescimento económico). Esta é uma das histórias curiosas da economia, pois o trabalho de Ramsey ficou literalmente esquecido durante cerca de quase quatro décadas, sendo mais tarde confirmado por Tjalling Koopmans e David Cass naquele que ficaria conhecido como o modelo de Ramsey-Cass-Koopmans no final da década de 1960. A razão para este esquecimento deve-se ao método matemático usado por Ramsey. Na sua época os problemas matemáticos dinâmicos eram resolvidos através do método conhecido como cálculo varacional, apenas mais tarde com a publicação do trabalho dos matemáticos russos liderados por Lev Pontryagin em finais da década de 1950, acerca das condições necessárias para a obtenção de óptimos dinâmicos, conhecida como a teoria do controlo óptimo, pôde o trabalho de Ramsey ser confirmado. Apesar de estar limitada na sua abordagem matemática, os resultados de Ramsey aguentaram esse duro teste e mantiveram-se até hoje, servindo a metodologia do controlo óptimo apenas para os confirmar.

Na "Contribuição para a teoria da taxação", Ramsey aborda qual será a a politica óptima de taxação num contexto de ausência de qualquer motivação de equidade e redistribuição. Discuto alguns dos seus resultados aqui. Apesar de muito criticado pelas mesmas razões que basearam as suas ideias, os resultados de Ramsey continuam a ser robustos ainda hoje, mesmo num contexto dinâmico, apesar de se basearem num modelo estático no tempo.

Por ter sido um dos maiores cientistas do século XX apesar de geralmente ser apenas conhecido no meio académico, muito provavelmente não fosse a sua morte precoce e Frank Ramsey hoje seria conhecido pelo público em geral, o Economia deixa aqui a sua homenagem a Frank Ramsey.

Comments on "Biografias de Economistas Famosos - Frank Ramsey (1903-1930)"

 

Anonymous Anonymous said ... (9:34 PM) : 

I love your blog.. very nice colors & theme.

Did you create this website yourself or did you
hire someone to do it for you? Plz respond as I'm looking to design my own blog and would like to find out where u got this from. thanks
Here is my web blog - amber leaf

 

Anonymous Anonymous said ... (2:39 PM) : 

Thank you for sharing your thoughts. I really appreciate your efforts and
I will be waiting for your next write ups thanks once again.
Take a look at my web site :: erinmore tobacco

 

Anonymous Anonymous said ... (5:23 PM) : 

I like the valuable info you provide in your articles.
I'll bookmark your blog and check again here frequently. I am quite certain I will learn plenty of new stuff right here! Good luck for the next!
My site ... van nelle

 

Anonymous Anonymous said ... (8:13 AM) : 

I'm gone to say to my little brother, that he should also visit this blog on regular basis to obtain updated from most recent news update.
My page > mac baren

 

Anonymous Anonymous said ... (9:02 AM) : 

Hello there! I could have sworn I've visited this site before but after looking at many of the posts I realized it's new to me.
Anyways, I'm certainly happy I discovered it and I'll be book-marking it and checking back often!
My site - how to remove acne scars

 

Anonymous Anonymous said ... (2:29 PM) : 

Magnificent website. Plenty of useful information here.

I'm sending it to a few friends ans also sharing in delicious. And naturally, thanks for your effort!
my webpage > acne scars home remedies

 

Anonymous Anonymous said ... (3:53 AM) : 

Oh my goodness! Awesome article dude! Thank you, However
I am experiencing troubles with your RSS. I don't know why I am unable to join it. Is there anybody else getting similar RSS issues? Anyone that knows the solution will you kindly respond? Thanks!!

my blog ... visit the following website

 

Anonymous Anonymous said ... (10:46 PM) : 

whoah this blog is wonderful i love reading your posts.
Keep up the great work! You recognize, lots of people are searching round
for this info, you could aid them greatly.

Also visit my weblog; krankenkassen selbstäNdige
My webpage > pasadena hotel

 

Anonymous Anonymous said ... (6:25 PM) : 

My spouse and I stumbled over here by a different web address and thought
I may as well check things out. I like what I see so i am just following you.

Look forward to going over your web page repeatedly.

My homepage; Wonderful Fashion Tips You Can Start Making Use Of Currently - MozillaWiki

 

post a comment