Links to Site
Subscribe to ECONOMIA by Email
Google
    Economia
Powered by Blogger
Eu sou Economista
Finance Blogs - Blog Top Sites Site adicionado ao Esquillo-Directorio
Webtuga TopSites
free web counter

Sunday, June 17, 2007

Domingo- dia de revelações autárquicas

Este domingo parece ter sido um dia de revelações autárquicas. O whistleblower português da corrupção autárquica Paulo Morais, antigo vereador do urbanismo da câmara do Porto, refere-se novamente ao tema da especulação imobiliária e a sua ligação ao financiamento partidário e ao caos urbanístico que vai assaltando as cidades portuguesas. A entrevista dada ao JN pode ser encontrada aqui e aqui. O Economia queria realçar a a coragem de Paulo Morais de continuar a chamar os "bois" pelos nomes e não nos fazer perder o tempo com insinuações e especulações como muitos supostos comentadores acabam por fazer.

Este renovar de acusações de Paulo Morais é especialmente relevante numa altura que se vai escolher o executivo camarário intercalar da CML. Já me tinha referido aos verdadeiros problemas da cidade num post anterior com o titulo: Lisboa- Lidar com o verdadeiro problema. Não gosto de me referir às causas da desgraça urbanística, apesar de elas serem óbvias, pois não possuo provas que confirmem as minhas especulações. Assim, dedico-me como economista a discutir os efeitos e consequências das opções que são tomadas, como o fiz nesse post.

Na sequência da campanha autárquica para a CML, domingo também tem sido um dia de revelações. Já tinha expressado as minhas dúvidas acerca do programa do candidato socialista, António Costa, para a CML. Nesse post ataquei a propaganda por correio deste candidato como demagógica e coloquei uma série de perguntas acerca das suas verdadeiras intenções. Hoje em noticia no público, aqui, parte das minhas dúvidas ficaram esclarecidas e começo a ter certezas que o próximo poder autárquico em Lisboa não vai ser nada diferente dos anteriores.

Afinal todas aquelas "coisas bonitas" a que António Costa se referia na sua propaganda foram ultrapassadas pela necessidade de pôr uns projectos imobiliários a avançar já nos próximos tempos. Tal como a noticia refere, a candidatura de António Costa vê como prioritários dois projectos de pura especulação imobiliária. O primeiro refere-se à ocupação do antigo parque industrial de Braço de Prata com um empreendimento de luxo e a segunda a uma torre na zona de Santos com 110 metros de altura. Novamente deixo aqui as minhas interrogações acerca da validade destes projectos e pergunto: Para quando um parque industrial high tech na cidade? Provavelmente quando todas as antigas zonas industriais tiverem sido alvo da especulação imobiliária. Porque não dar condições à iniciativa privada para reabilitar a zona urbana do Cais Sodré- Santos em vez de se construir um complexo comercial com uma torre de 110 metros de altura? Esta zona está praticamente desabitada e é uma antiga zona de armazéns onde lojas e negócios variados se poderiam instalar com custos relativamente baixos e a única coisa que trava este processo é a conhecida burocracia autárquica. Adivinham-se mais programas de reabilitação urbana pública para viabilizar estes projectos de especulação urbana e imobiliária.

Para uma apresentação mais completa dos novos empreendimentos propostos pela candidatura socialista à CML deixo aqui em os seguintes artigos:

Renzo Piano Braço de Prata Housing Complex no blog- A Barriga de um Arquitecto;

Apresentação do projecto de Norman Foster no DN de 7-12-04;

Discussão do projecto de Norman Foster no DN de 3-3-07.

Comments on "Domingo- dia de revelações autárquicas"

 

post a comment