Links to Site
Subscribe to ECONOMIA by Email
Google
    Economia
Powered by Blogger
Eu sou Economista
Finance Blogs - Blog Top Sites Site adicionado ao Esquillo-Directorio
Webtuga TopSites
free web counter

Monday, June 11, 2007

Séries temporais e macroeconomia do básico ao quase-expert

Trago aqui duas sugestões para aqueles que depois de terem adquirido boas capacidades em econometria desenvolveram um interesse académico, pessoal ou profissional por previsão macroeconómica e pretendem desenvolver essas capacidades de forma a tornarem-se melhores modeladores e analistas.

Um dos melhores livros para começar é sem dúvida o Applied Econometric Time Series de Walter Enders. Este livro, extremamente intuitivo, explana a teoria de base das séries temporais e introduz o leitor à modelação aplicada em EViews. Existem duas vantagens em seguir um livro assim. Primeiro segue-se a teoria matemática estocástica da econometria aplicando-se a situações reais, o que permite não só uma melhor compreensão dos assuntos e sua aplicação o que potencia a capacidade de assimilação da teoria por parte do leitor. Em segundo lugar o software EViews é user-friendly e permite aplicações poderosas e avançadas sem termos de recorrer a nenhum tipo de programação, usando apenas os menus para o efeito. Além disso, o EViews tem um help file bastante completo que permite ao utilizador não só iniciar-se facilmente como também resolver situações mais complicadas sem grande esforço.

Porque é o livro de Walter Enders o documento ideal para um futuro modelador começar o seu trajecto? Em primeiro lugar raramente este livro deixa questões por responder, o autor Walter Enders disseca todos os procedimentos teóricos e aplicados para todos os assuntos discutidos. Não faltam exemplos ao longo do livro de todos os modelos discutidos e a apresentação é quase sempre irrepreensível, o que não é usual nesta área. Em segundo lugar os sete capítulos deste livro seguem o caminho adequado para um iniciado nas séries temporais com bases em econometria. Nos quatro primeiros capítulos somos introduzidos ao desenvolvimento e aplicação de modelos univariados. Equações diferenciais e as séries temporais, modelos ARMA e GARCH e modelos com tendência. Apenas no capitulo referente aos modelos com tendência parece a fluidez do texto ser afectada, não só em termos pedagógicos e cientificos como em termos de apresentação, tornando-se assim o único ponto fraco deste texto. Nos capitulos quinto e sexto temos a introdução aos modelos multivariados, Vectores auto regressivos, cointegração e vectores de correcção de erro. O leitor tem a oportunidade de conhecer facilmente a complexa teoria envolvida e é apresentado a várias especificações para aplicar em Eviews. O último capitulo introduz o leitor a modelos não lineares e com mudanças de regime sendo o final perfeito para um livro introdutório mas avançado.

A segunda sugestão que aqui trago já não se refere a um livro introdutório da teoria das séries temporais mas sim um texto avançado para aqueles que pretenderem serem modeladores e/ou analistas na área da macroeconomia. O livro de Carlo Favero, Applied Macroeconometrics, introduz o leitor a aplicações avançadas na área da macroeconomia e desenvolve a discussão das diferenças entre as várias escolas da modelação macroeconométrica. Tal como a sugestão anterior também este livro tenta apresentar aplicações práticas variadas baseadas em Eviews, sempre que isso é possível. Começando com a introdução às aplicações de dados de painel para o modelo de Sollow do crescimento económico neo-clássico, de forma a exemplificar o poder dos modelos de séries temporais em oposição à modelação com dados cross section, seguindo depois para um capitulo mais teórico que discute a estrutura probabilística dos modelos de séries temporais, onde são repetidos alguns conceitos de uma forma mais resumida em relação à abordagem extensiva do livro de Walter Enders. Os capitulos três a seis são dedicados ao problema de indentificação na macroeconometria e é apresentada as teorias das três principais escolas da macroeconometria, Cowles Comission, London School of Economics(LSE) e por fim a escola VAR que se baseia nos vectores auto regressivos. Diversos exemplos de aplicações, teorias e modelos são apresentados e discutidos em termos teóricos e em termos aplicados. O livro de Carlo Favero termina a sua abordagem com chave de ouro, através da apresentação de dois capítulos dedicados à estimação de parâmetros de modelos macroecnómicos, com base no método generalizados dos momentos(GMM) e à calibração de modelos dinâmicos estocásticos, apresentando todo um exemplo para aplicação em MATLAB. Ambos os capitulos são fundamentais para uma abordagem avançada do tema e é raro encontrar um livro que os introduza e desenvolva com aplicações práticas de uma forma tão clara como o Applied Macroeconometrics o faz.

Fica aqui assim a minha sugestão para todos aqueles estudantes ou profissionais que pelas mais diversas razões pretendam desenvolver capacidades de modelação avançada e análise macroeconómica. Seguir estes dois livros vai permitir o leitor desenvolver capacidades aplicadas nesta área, sem a habitual dispersão e obtusidade promovida pelo literatura académica e que em conjunto formam o pacote ideal para aqueles que pretendem ser quase-experts nesta área.

Comments on "Séries temporais e macroeconomia do básico ao quase-expert"

 

Anonymous Anonymous said ... (10:36 AM) : 

Hello there! Do you know if they make any plugins to safeguard against hackers?
I'm kinda paranoid about losing everything I've worked hard on.
Any tips?
Check out my web-site :: latest transfer news liverpool fc

 

post a comment