Links to Site
Subscribe to ECONOMIA by Email
Google
    Economia
Powered by Blogger
Eu sou Economista
Finance Blogs - Blog Top Sites Site adicionado ao Esquillo-Directorio
Webtuga TopSites
free web counter

Wednesday, July 11, 2007

Perspectivas Banco de Portugal 2007-2008

O Banco de Portugal publicou hoje o boletim económico de verão de 2007 com as suas perspectivas de macroeconómicas para os próximos 6 trimestres. De realçar a confirmação da recuperação do investimento empresarial que aliado ao crescimento das exportações, que tem produzido ligeiras correcções na situação externa portuguesa, indiciam uma recuperação mais sustentada para os próximos 6 trimestres. Ainda assim, o Banco de Portugal mantém a sua prudência em relação à dimensão desta recuperação e ao seu impacto nos mercados de trabalho. A criação de emprego ainda não compensa o aumento do da oferta de trabalho total sendo que nas perspectivas do governador (no público online) essa situação pode começar a alterar-se no próximo ano com a convergência da economia portuguesa para os niveis de crescimento da área euro. Os principais riscos têm a ver como uma previsível deterioração das condições financeiras nos próximos trimestres, devido às pressões inflacionistas na zona euro e consequentes aumentos da taxa de juro pelo BCE, que podem levar a uma deterioração do investimento privado e da procura externa.

Em relação ao Banco de Portugal queria também deixar aqui um elogio pela disponibilização de séries temporais da economia portuguesa à boa maneira anglo-saxónica através de simples ficheiros em pdf e excel. Na mesma página onde se encontra a lista dos boletins económicos é possível aceder às séries longas trimestrais da economia portuguesa para o período de 1977-2006 de uma forma simples, num formato simples e sem obrigar o utilizador em embrenhar-se nos meandros complexos das bases de dados online que são tão comuns nas mais diversas instituições Europeias. Desta forma deixo aqui as referências para as séries longas da economia portuguesa em formato pdf e excel para os interessados, investigadores e estudantes:

Séries longas da economia portuguesa trimestrais em pdf

Séries longas da economia portuguesa trimestrais em excel

Comments on "Perspectivas Banco de Portugal 2007-2008"

 

Blogger Artemio said ... (5:10 PM) : 

Enhorabuena por facilitarnos información estadística, a partir de la cual podemos hacer un análisis de los mercados y sectores económicos.
El Banco de España también publica ficheros Excel y pdf con más de 10.000 series, útiles para investigadores y estudiantes.

www.econometra.es

 

post a comment