Links to Site
Subscribe to ECONOMIA by Email
Google
    Economia
Powered by Blogger
Eu sou Economista
Finance Blogs - Blog Top Sites Site adicionado ao Esquillo-Directorio
Webtuga TopSites
free web counter

Friday, August 24, 2007

Revista de Opiniões- Crise imobiliária e Financeira

Depois de referir as minhas opiniões acerca da crise nos mercados financeiros desencadeada pela deflação dos preços do imobiliário nos EUA em três posts (1, 2, 3), decidi fazer uma pequena revista acerca do que tem sido dito e quais as perspectivas de futuro e opiniões de uma parte da blogosfera nacional e internacional que se interessa por este assunto.

Brad Delong- Brad Delong apresenta uma visão semelhante do Economia defendendo que o FED seguirá sempre uma política de gestão do risco estratégico, defendendo-se sempre do pior cenário imediato possível, até encontrar um espaço para seguir uma politica monetária de médio prazo com as habituais preocupações macroeconómicas.

Bring Back The Punchbowl!

Econbrowser
- James Hamilton refere que a calma parece ter regressado novamente aos mercados financeiros através uma análise dos mercados de divida e monetários de curto prazo. Na sua opinião a politica de curto prazo do FED passará não por controlar as taxas nos mercados secundários monetários mas sim garantir que os problemas de racionamento de crédito actuais são ultrapassados. Essa estratégia será conseguida através de operações de open-market sem preocupações de manutenção da taxa de juro de referência nos mercados secundários que deverá manter-se nos 5% durante os próximos tempos, abaixo do target de 5,25%.

Whee!

New Economist- Faz uma referência a um artigo acerca da importância dos fundamentais nos mercados imobiliários e das expectativas que os resultados sugerem. Este artigo é de 31 de julho sendo um interessante ponto de vista prospectivo para o que se está a suceder.

House Prices: Fundamentals do Matter

Economist View- Discussão acerca da responsabilidade do anterior presidente do FED, Alan Greenspan, em relação a esta crise e perspectivas futuras acerca da politica monetária.

"Thanks Alan!"

Greg Mankiw's Blog- Previsão de elevada volatilidade nos mercados financeiros através de indicadores de risco do mercado de futuros.

May you live in interesting times

Marginal Revolution- Referência ao sinal dado pelos maiores bancos americanos de utilizarem as janelas de desconto do FED para obterem liquidez, uma medida de fraqueza rara mas que pretende reassegurar os investidores.

Fighting for the pooling equilibrium

Ecleteconomist- Referência à noticia do New York Times acerca dos problemas ainda presentes no mercado de sub-prime de hipotecas e do aumento previsto de defaults em julho, fundamentais para o futuro próximo. É discutido também se o FED deve continuar a colocar liquidez no mercado para permitir a reestruturação de balanços das instituições financeiras que continuam expostos em demasia ao risco neste mercado, ou não deve alimentar esta situação, pois alimentaria os excessos que ainda persistem.

To What Extent Should the Fed (or any other Gubmnt Agency) Bail Out the Big-Time Risk-Takers?

The Becker-Posner Blog- Gary Becker discute a necessidade de intervenção dos bancos centrais durante esta crise financeira especifica. Posição também defendida pelos economistas do Banco Central Inglês que se afastou da politica seguida pelos outros grandes Bancos centrais.

Should Central Banks Intervene During This Financial Crisis?

Causa Liberal- Discussão teórica durante o último mês acerca da da gestão monetária por parte dos bancos centrais e das suas implicações. Propostas institucionais para uma remodelação da política monetária.

Causa Liberal Agosto

Economia&Finanças- Abordagem das declarações de Jean-Claude Trichet do BCE acerca das perspectivas de aumentos de juro no curto prazo.

Trichet avisa que a subida dos juros é para manter (provavelmente)

Ladrões de Bicicletas- Discussão interessante acerca da complexidade dos novos instrumentos financeiros, promovidos por modelos matemáticos cada vez mais complexos e sistemas de informação modernos, que aumentam as assimetrias de informação nos mercados financeiros e também a opacidade dos balanços das empresas financeiras.

Ainda o recente sobressalto (crise?) dos mercados financeiros

Neo-Liberalismo- Descrição do problema sistémico que ocorreu e da relação entre a deflação dos preços do imobiliário e o seu impacto dramático na confiança entre as instituições financeiras.

Crise do Crédito- a verdadeira história

O Blog Investidor- Estará a estrutura de funcionamento mercado a alterar-se sustentadamente? Esta é a pergunta feita pelo Blog Investidor.

Bear a caminho?

The Catch- Critica aberta à postura irresponsável das instituições financeiros de alimentar esta crise especulativa no sector imobiliário.

A Ridicula Crise

Comments on "Revista de Opiniões- Crise imobiliária e Financeira"

 

Anonymous Anonymous said ... (4:53 AM) : 

Keep posting stuff like this i really like it

 

post a comment