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Tuesday, August 21, 2007

Soft Landing?

A injecção de liquidez por parte das autoridades monetárias europeias e americanas parece começar a ter o efeito pretendido de restabelecer a confiança dos investidores e a criar uma janela de oportunidade para os tomadores de risco de créditos do mercado imobiliário americano começarem a reequilibrar os seus balanços.

Um dado importante a reter para o panorama financeiro mundial deste crash, já esperado há algum tempo, tem a ver com o impacto especifico que a desvalorização imobiliária provocou em alguns tomadores de risco imobiliário europeus. A dimensão do financiamento externo da economia americana começa a criar riscos acrescidos ao sistema financeiro europeu e não existe sinal de uma coordenação de politica macroeconómica fiscal e monetária que possa reduzir o desequilíbrio externo americano e parar a desvalorização do dólar em relação à generalidade das moedas estrangeiras. Este cenário coloca a hipótese de no médio prazo não ser possível efectuar uma aterragem suave dos excessos americanos recentes devido às pressões inflaccionistas que isso pode trazer. Nesse caso mais relaxamentos monetários de curto prazo apenas aumentarão as expectativas de inflação no futuro, em especial nos EUA onde a desvalorização do dólar devido à deterioração das condições financeiras externas provoca uma pressão acrescida.

Com uma economia a crescer baseada no aumento da população e do consumo interno. Com competitividade limitada e um crescimento da produtividade medíocre, a escolha entre inflação ou altas taxas de juro não parece ser uma opção pois limitará sempre o crescimento económico no futuro. A determinada altura a pressão para a autoridade monetária actuar de uma forma não cooperativa irá basear-se nesses pressupostos e aceitará uma aterragem mais abrupta de forma a controlar a inflação e valorizar o dólar. Como é óbvio toda a economia mundial irá sofrer as consequências de uma retracção das expectativas de consumo do maior consumidor mundial. A única forma de evitar isto é com uma política fiscal restritiva que só restringirá os seus efeitos no crescimento de longo prazo se for baseada numa forte redução da despesa.

Uma das mais peregrinas teorias da nova economia politica apresentada por dois autores suecos, Torsten Persson e Lars Svenson, discute a hipótese de que num sistema politico bipartidário, com conservadores que preferem gastos públicos limitados e liberais que preferem gastos públicos mais elevados, a politica óptima para os conservadores num regime de rotação seria acumular divida de forma a limitar a despesa pública dos governos liberais que os sucedessem. Esta ideia não só é viável em termos teóricos como se ajusta ao tipo de politicas seguido por muitos governos de direita recentes, especialmente quando consideramos as últimas três administrações republicanas, que trocaram a ortodoxia orçamental republicana clássica por uma politica de défices financiados por divida. Assumindo a hipótese que este é um claro objectivo desta administração, então é de acreditar que não exista muito espaço para reajustamentos de política orçamental até surgir uma nova administração nos EUA, o que só acontecerá daqui a 15 meses. Até lá o FED terá de suportar os custos de uma politica fiscal não cooperante e gerir todos os riscos financeiros que surjam pelo caminho como foi este último. Felizmente para o FED que os credores dos EUA estão dispostos a coordenar as suas politicas de forma a limitar os efeitos de uma onda de choque financeira, como aconteceu neste mercado especifico. Resta saber quanto mais tempo será esta política credível sem haver uma deterioração das perspectivas de crescimento futuras reais. E, no pior dos cenários, se existe algum dos credores que ache que fica melhor se não cooperar e quais os efeitos de uma opção deste tipo.

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