Links to Site
Subscribe to ECONOMIA by Email
Google
    Economia
Powered by Blogger
Eu sou Economista
Finance Blogs - Blog Top Sites Site adicionado ao Esquillo-Directorio
Webtuga TopSites
free web counter

Friday, October 05, 2007

Revista de indicadores do relatório de educação da OCDE (2007)- parte 2

Continuando a exposição gráfica do relatório sobre educação e capital humano na OCDE, Education at a glance 2007, agora deixo aqui alguns dados que comparam a despesa e investimento em educação e capital humano nos vários países da OCDE.

1- Gastos totais (públicos e privados) em educação limitados mas já relevantes. A sua relação com os resultados obtidos (em geral suficientes ou fracos) torna-se ambígua com estes valores agregados.
























2- Portugal é um dos países onde menos compensa não estudar. Os incentivos para a escolha individual estão ai....
























3- Custos por estudante no ensino não superior aumentam bastante entre 1995 e 2004, mesmo com uma descida do número de alunos. Pelo contrário o aumento de alunos no ensino superior não viu a despesa total aumentar na mesma proporção...
























4- A despesa total em educação aumentou em relação ao Produto Interno Bruto reflectindo acima de tudo o crescimento das despesas com educação no ensino básico e secundário.
























5- Muito espaço para a evolução da despesa privada nas instituições de ensino, especialmente no ensino superior. A despesa pública em universidades e outras instituições de ensino superior também é claramente deficitária.
























6- Despesa, em termos reais, em instituições de ensino básico e secundário manteve-se estagnada desde o início deste século...
















7-O mesmo cenário se verifica para as instituições do ensino superior apesar de existirem melhores indicadores neste sector.

Comments on "Revista de indicadores do relatório de educação da OCDE (2007)- parte 2"

 

post a comment