Links to Site
Subscribe to ECONOMIA by Email
Google
    Economia
Powered by Blogger
Eu sou Economista
Finance Blogs - Blog Top Sites Site adicionado ao Esquillo-Directorio
Webtuga TopSites
free web counter

Tuesday, September 18, 2007

Greespan- Finalmente Directo...

Alan Greenspan decidiu ser formalmente directo no seu livro, The Age of Turbulence: Adventures in a New World, acerca de assuntos de politica económica e não só, ao contrário do que nos tinha habituado durante anos como Presidente da Reserva Federal Americana.

Liberto do peso que as suas declarações poderiam ter nas expectativas dos mercados, Alan Greenspan já não precisa de assumir o dialecto que em tempos lhe atribuiram, que lhe permitia dizer muita coisa sem adiantar nada, e decidiu atacar fortemente a liderança Republicana dos EUA em várias questões. Greenspan assume a existência de uma bolha imobiliária mas acusa a Administração e Congresso Republicanos de terem activamente seguido uma politica de não cooperação fiscal com a autoridade monetária, sendo por isso os principais responsáveis pela difícil situação nos mercados financeiros e imobiliários.

Entre outros assuntos Greenspan disserta sobre o seu desencanto com a guerra do Iraque e actuais visões politicas nos EUA. Além dessas afirmações polémicas, para um conhecido Republicano convicto, encontra-se a sua determinação em relação a uma inevitável desvalorização do mercado imobiliário norte-americano, visão que este se recusava a aceitar até há alguns meses atrás.

Para um review mais completo das afirmações de Alan Greenspan no seu livro ficam aqui alguns link dedicados ao tema do Wall Street Journal e Financial Times:

Excerpts From Greenspan's Book

Greenspan's Dismay Extends Both Ways

Checking Greenspan Book Against Historical Record

Autobiography's real hero is capitalism

Comments on "Greespan- Finalmente Directo..."

 

post a comment