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Tuesday, August 28, 2007

Um mercado secundário para os bilhetes da liga de futebol

Com o inicio da liga de futebol profissional durante a passada semana, a discussão acerca das reduzidas assistências médias em comparação com outra ligas profissionais europeias voltou a ser um tema de debate. Com a subida de divisão do Vitória de Guimarães à principal liga de futebol profissional voltou a ter quatro clubes com assistências médias superiores a 10000 espectadores. Os restantes clubes que superam este número são obviamente os denominados três grandes.

Perante este cenário podemos afirmar que os clubes profissionais de futebol têm pela frente um enorme desafio de tentar aumentar o seu número de clientes, de forma a aumentar as suas receitas correntes. É neste sentido que proponho um mercado secundário para lugares pré-comprados, em que os seus detentores os possam alugar para períodos específicos a compradores que estejam interessados. Não só a criação deste mercado poderia tornar-se um negócio interessante para todos os clubes profissionais, como também poderia promover o aumento de receitas e de assistências.

Como funcionaria este mercado? De forma a ser rentável e não implicar custos acrescidos, este mercado teria de ser criado numa plataforma exclusivamente online que limitasse a interacção entre os indivíduos e os custos associados. O seu funcionamento seria depois muito simples. Imaginemos um detentor de um lugar de época que quer ceder o seu direito para um jogo. Nesse caso ele colocaria uma ordem de cedência no mercado sinalizando para os operadores os seus dados específicos. Do outro lado teríamos ofertas para essa cedência especifica até haver um match de preços. O comprador receberia um email online com um recibo, tal como já funcionam os bilhetes de muitas companhias aéreas, e o sistema de cada clube receberia a informação que para esse jogo especifico o código válido de entrada correspondente a esse lugar de época seria o código do recibo. Este é um sistema simples e perfeitamente exequível com as tecnologias de informação hoje existentes. De forma a garantir a rentabilidade do operador e limitar a especulação excessiva neste mercado online seriam cobradas duas taxas. Uma para garantir os custos de funcionamento do sistema e outra que garanta uma percentagem limitada do valor de transacção. Poderiam estar ambas ligadas ao valor da transacção ou então termos uma taxa nominal de custos de funcionamento.

Um sistema deste tipo poderia ser inicialmente propriedade dos clubes que mais beneficiariam da existência de um sistema deste tipo, que seriam os quatro já referidos, sendo a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP)um parceiro que defenderia os interesses dos restantes clubes profissionais e serviria como um regulador. No futuro este mercado poderia ser propriedade de uma firma especializada na gestão de mercados online, mediante a regulação da LPFP, que garantiria a sua expansão baseando as suas receitas no aumento das transacções.

Existem várias situações em que os clubes podem beneficiar deste sistema. Por exemplo, um adepto que esteja interessado em adquirir um bilhete de época mas que sabe que durante a época de futebol estará ausente da cidade durante cerca de 50% dos jogos. Este adepto teria de optar por comprar o bilhete de época e perder grande parte do seu dinheiro, aumentando assim o seu custo por jogo assistido, ou escolher comprar os bilhetes jogo a jogo e enfrentar preços de mercado bastante mais elevados, além dos custos associados à procura do bilhete. Outros intervenientes neste mercado poderiam investir em lugares de época como forma de investimento de que obteriam retorno através de transacções efectuadas neste mercado secundário. O beneficio para os clubes é óbvio, aumento da procura por lugares de época por parte de vários indivíduos que estarão interessados que o lugar esteja ocupada no dia do jogo. Com o aumento da procura os clubes podem aumentar consistentemente os seus preços, garantindo não só receitas superiores como uma diminuição do risco da sua operação. Com um mercado já maduro esta dinâmica pode ser obtida com um lucro adicional proveniente da gestão do próprio mercado.

Este tipo de sistema para gestão de infraestruturas culturais é bastante comum nos países anglo-saxónicos. Nestes países, é comum serem vendidos vários tipos de concessões de forma a se obter financiamento para o investimento inicial e diminuir o risco financeiro operacional no médio-longo prazo neste tipo de infra-estruturas. Um exemplo famoso da utilização deste tipo de financiamento foi a construção do Royal Albert Hall em Londres que ainda hoje promove este tipo leasings transaccionáveis para os objectivos já descritos, que permitem a obtenção de retornos financeiros por parte de investidores.

Em relação ao enquadramento legal é duvidoso que seja permitido por lei em Portugal desenvolver este tipo de actividades sem existir um enquadramento especifico. Podem existir também regulamentos específicos dos clubes ou mesmo da LPFP que limitem ou proibam este tipo de actividade. No entanto, todos sabemos que este tipo de transacções acabam por acontecer de uma forma informal e pouco transparente. Um mercado deste tipo não só acrescentaria transparência a estas transacções, como também regularia a especulação existente, de forma a garantir que existisse um beneficio económico para os clubes e industria em geral da actividade dos especuladores. Além disso um mercado acessivel a todos e com custos de transacção reduzidos iria no médio-longo prazo atrair um número crescente de adeptos que por várias razões, entre as quais a falta de informação e elevados custo de procura, não participam neste mercado, mas se esses custos fossem reduzidos estariam dispostos a participar.

Comments on "Um mercado secundário para os bilhetes da liga de futebol"

 

Blogger Artemio said ... (11:28 AM) : 

Me parece un buen ejemplo de aplicación de la Nueva Economía al fútbol, que sin duda incrementará el número de espectadores y por tanto los ingresos y la productividad.

Nueva Economía

 

Anonymous Anonymous said ... (11:29 AM) : 

Amiable brief and this mail helped me alot in my college assignement. Thank you on your information.

 

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