Links to Site
Subscribe to ECONOMIA by Email
Google
    Economia
Powered by Blogger
Eu sou Economista
Finance Blogs - Blog Top Sites Site adicionado ao Esquillo-Directorio
Webtuga TopSites
free web counter

Wednesday, November 21, 2007

Mercado de Trabalho: Mais empregos mas piores empregos

A taxa de desemprego trimestral estimada pelo INE acelerou novamente, em termos homólogos e em relação ao trimestre anterior, para próximo dos 8%, indicando que muito provavelmente a sua média anual se irá aproximar deste valor.

Não só estes valores contrariam as perspectivas mais optimistas para o mercado de trabalho, como também confirmam neste momento uma diminuição do emprego qualificado e aumento da precariedade. Sendo a segunda situação esperada, devido à rigidez excessiva existente no mercado de trabalho português, a tendência de perca de qualificações e aumento de desemprego qualificado, não só neste trimestre mas em relação aos dois últimos anos, revela que a política económica e mais concretamente o código do trabalho têm de ser revistos não em 2009 apenas mas sim o mais cedo possível.

- Relatório Trimestral da Taxa de Desemprego INE
- Diário Económico: "Mercado de trabalho mais precário"
- Diário Económico: "Portugal perdeu 167 mil empregos qualificados"

Comments on "Mercado de Trabalho: Mais empregos mas piores empregos"

 

Blogger Teresa Poças said ... (7:31 PM) : 

É uma pena as empresas darem muitas vezes prioridade a pessoas menos qualificadas para não terem de cumprir exigências mínimas.
Estamos condenados a desempenhar funções mais simples do que aquelas para as quais nos preparamos, se queremos ganhar algum. De qualquer forma, o importante é não ficar parado!
Muitos parabéns pelo seu blog, se puder visite a minha nova aventura: http://raioeconomico.blogspot.com

 

post a comment